EMPRESA
DE SERVIÇOS EM VIGILÂNCIA E SEGURANÇA FICHA TÉCNICA
Setor da
Economia: terciário
Ramo de
Atividade: serviço
Tipo de
Negócio: empresa de Serviços em Vigilância e Segurança
Produtos
Ofertados/Produzidos: vigilância e segurança patrimonial
Investimento
inicial: 132mil reais
Área: 100m²
APRESENTAÇÃO
São
consideradas empresas de segurança privada aquelas que tenham objetos econômicos
diversos da vigilância ostensiva e do transporte de valores e que utilizem
pessoal de quadro funcional próprio, para a execução dessas atividades. As
pessoas estão, cada vez mais, buscando meios de garantir sua segurança. Pois há
um aumento considerável na violência urbana e em contrapartida um declínio na
prestação dessa assistência pelo poder público. Portanto é um ramo em franca
expansão. A grande dificuldade está em formar uma boa equipe de trabalho, em
que a maior característica desses profissionais é a confiabilidade.
MERCADO
A violência e
a criminalidade nunca estiveram tão presentes na vida do brasileiro como nos
últimos tempos. São assaltos, sequestros, roubos a mão armada, brigas de grupos
rivais, brigas no trânsito, entre tantos outros tipos de violência urbana. Isso
fez com que o mercado de segurança brasileiro nunca estivesse tão aquecido como
agora, ou seja, um mercado bastante promissor. Com forte expansão e ganhando
cada vez mais presença e utilidade no dia-a-dia da sociedade, ganha destaque
neste mercado a segurança eletrônica, que fechou o ano de 2009 com um
crescimento de 7%, registrando um faturamento de aproximadamente US$ 1,5
bilhão, segundo estimativas da ABESE (Associação Brasileira das Empresas de
Sistemas Eletrônicos de Segurança).
O setor, que
tem registrado uma média anual de crescimento de 13% no Brasil, conta
atualmente com 10 mil empresas atuantes, sendo responsável por gerar cerca de
113 mil empregos diretos e mais de 1,3 milhão indiretos.
No País, há
hoje mais de 650 mil imóveis monitorados por sistemas eletrônicos de alarmes, o
que corresponde a 10,5% de um total de 6,18 milhões imóveis com possibilidade
de receberem sistemas de alarmes monitorados.
O mercado deve
ser analisado por três ângulos distintos: o consumidor, o concorrente e o
fornecedor.
Primeiro você
deve saber qual é o perfil da clientela que deseja atingir, o que elas precisam
e que tipo de serviço que esperam receber. A melhor forma de obter essas
informações é realizando uma pesquisa de mercado. Esse é um trabalho que deve
ser conduzido ou, pelo menos, assessorado por um técnico especializado.
Normalmente quem contrata esse tipo de serviço são estabelecimentos comerciais
e residências.
Depois fazer
um estudo do mercado concorrente. Visite-os e verifique tudo: qualidade, quais
são os serviços que oferecem preços, horário de funcionamento, número de
empregados, tipo de instalação e principalmente o grau de satisfação dos
clientes.
LOCALIZAÇÃO
O local deve
oferecer infraestrutura adequada e condições que propiciem o desenvolvimento da
empresa. As atividades econômicas da maioria das cidades são regulamentadas
pelo Plano Diretor Urbano (PDU). É essa Lei que determina o tipo de atividade
que pode funcionar em determinado endereço.
A consulta de local junto à Prefeitura é o
primeiro passo para avaliar a implantação de sua empresa. Na Prefeitura de
Vitória o PDU é fornecido a partir de consulta no site.
ESTRUTURA
A estrutura
básica deve contar com escritório, salas para palestras, sala forte (com um
cofre para guardar o armamento), e vestiários.
EQUIPAMENTOS
Os
equipamentos necessários para o funcionamento da empresa são:
- Veículos
devidamente equipados com rádio de comunicação;
- Rádios de
comunicação-base;
- Armas e
munições, coletes à prova-de-bala, cinturões equipados com cacetes e algemas;
- Uniformes
completos (botas, bonés, tênis, calças e camisas);
- Mobiliário
(mesas de escrivaninhas com cadeiras, mesa de reunião, arquivo de aço e
armário);
- Computadores
e impressoras;
- Material de expediente e etc.
Informatização - uma empresa informatizada
tem grandes chances de sair na frente do concorrente. Além de facilitar os
processos, garantem a segurança na tomada de decisões, melhora a produtividade
e diminui os gastos.
Escolha um projeto
abrangente que atenda toda a empresa, desde o gerenciamento de conteúdo para
websites, até os controles administrativos (financeiro, estoque, caixa,
cadastro de clientes, etc.).
INVESTIMENTOS
O investimento
varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que
dispõe o investidor. Considerando uma empresa de pequeno porte, montada numa
área de 100m², será necessário um investimento de R$132mil aproximadamente.
Obs.: os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário
decidir se vale ou não a pena aprofundar a análise de investimento.
PESSOAL
As pessoas que
procuram este tipo de profissão podem ser tanto leigas, como já possuírem
alguma experiência neste ramo profissional (policiais ou ex-policiais).
Para uma
vigilância, alguns requisitos para recrutamento devem ser considerados:
- Um teste psicológico para avaliar perfil adequado para essa função;
- A pessoa convocada deve ter acima de 21 anos;
- 1,70 m de altura no mínimo;
- Saber ler e escrever;
- Ter pelo menos curso primário e não possuir antecedentes criminais.
Para uma
vigilância não armada os requisitos não são tão exigentes, porém o teste
psicológico para avaliar o perfil do candidato é requisito mínimo; a idade
mínima pedida é de 18 anos.
Geralmente, as
empresas de vigilância terceirizam seus serviços, contratando empresas que
oferecem treinamento especializado, e após o curso recebem o certificado e o
porte da arma (no caso
de vigilância armada).
PROCESSOS
PRODUTIVOS
Os serviços
prestados são:
- Vigilância e
segurança patrimonial das instituições financeiras e de outros
estabelecimentos, sejam públicos ou particulares;
- Garantia da
incolumidade física das pessoas;
- Realização
do transporte de valores ou garantia do transporte de qualquer outro tipo de
carga.
O
PROCESSO OPERACIONAL
Desenvolve-se
através das seguintes fases:
1. - Vendas
dos serviços. Efetuadas pelo próprio empreendedor ou pela área de vendas.
2. -
Contratação. É feito um "contrato indeterminado" com o cliente, isto
é, são estabelecidas regras e normas, entre ambas as partes, ou seja, um
contrato de forma bilateral.
3. -
Operacionalização. Consiste na efetiva prestação dos serviços, que se dá de
acordo com o instrumento assinado.
AS
ARMAS
A empresa deve
possuir armamento de porte médio e que sejam para defesa do segurança, a mais aplicada para este
fim é a de calibre 38, que também tem a vantagem de ser leve, de fácil manuseio
e manutenção. As armas ficam em nome da empresa e após o expediente, cada empregado
deve devolvê-la.
Alguns fatores
que o futuro empreendedor deve levar em consideração no momento de constituir o
empreendimento:
- Oferecer
seguros de vida em grupo;
- Possuir
uniforme próprio, que deve ser aprovado pela Polícia Federal;
- Visitar
empresas de outros estados que prestam este tipo de serviço, e assim
estabelecer contatos para possíveis assessorias e/ou franquias.
DIVULGAÇÃO
O ditado
popular diz que a propaganda é a alma do negócio, mas a gente pode continuar
dizendo que os "músculos" também são importantes. Assim, entendemos
que dotar
os clientes internos (os funcionários, os "músculos" do negócio) de
informações sobre os produtos oferecidos é tão ou mais importante que,
efetivamente, vendê-lo ao cliente externo.
Voltando à
"alma do negócio", concluímos que para atingir o consumidor e
garantir as vendas, você deve planejar o seu marketing. E como fazer isso?
- Bem, a primeira sugestão é
partir para uma análise da sua realidade: Identifique quais são os custos de
seus serviços, adapte-os e busque a otimização de sua alocação.
- Mantenha seus consumidores
motivados partindo para uma revisão da sua estrutura de comercialização
avaliando, paralelamente, se essa estrutura atinge seu mercado-alvo com
sucesso.
- Não
perca de vista que o marketing deve ser contínuo e sistemático.
- Considere
ainda que num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como
preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. -- Avaliar os desejos e
necessidades de seus clientes ou usuários em relação a funções, finanças,
facilidade, "feeling" (sensibilidade) e futuro.
DIVERSIFICAÇÃO
Para alcançar
o sucesso neste mercado é importante oferecer diferenciais.
Procurar novas
formas de apresentar os produtos tornando-os mais atrativos que os do
concorrente.
Incrementar as
vendas, usando os meios de comunicação disponíveis no mercado, implementar
sistemas de vendas diversificados.
Uma boa forma
de diversificar seu leque de atuação é agregando valor ao serviço principal.
Uma novidade
do ramo é a blindagem arquitetônica. Mas investir nesse negócio pode custar
cerca de R$ 300 mil. Isso porque os serviços prestados podem chegar a 10% do
valor do imóvel blindado. O ambiente costuma contar com portas, paredes e
janelas blindadas, fechaduras eletrônicas, terminal de internet e celular,
rádio-amador e, em alguns casos, sistema de ventilação e gerador. Também não
falta conforto. No ambiente há televisão, rádio, água e até chuveiro. É
necessária uma equipe com um arquiteto e cerca de 20 trabalhadores para a
instalação dos equipamentos. O serviço não é barato. Todo o trabalho de
transformação do local em uma célula de sobrevivência pode custar cerca de R$
40 mil. O metro quadrado de uma parede blindada não sai por menos de R$ 800.
Uma porta básica, com chapa de aço embutida, vale cerca de R$ 3 mil. A
blindagem de janelas, por sua vez, custa de R$ 1 mil a R$ 1,2 mil o metro quadrado.
Além dos produtos, oferece também consultoria aos clientes. É importante que a
célula não fique evidente para não atrair a atenção de possíveis invasores.
Ficha técnica:
Blindagem Arquitetônica;
Investimento
inicial: R$ 300 mil;
Faturamento
bruto mensal: R$ 30 mil;
Número de
funcionários: mínimo três.
NOTÍCIAS
Duas pequenas
empresas catarinenses descobriram uma maneira prática de minimizar custos,
otimizar espaços e fortalecer sua parceria. A Segware, empresa que atua no
mercado de monitoramento de alarmes, e a Seventh, que desenvolve soluções de
software e hardware para monitoramento de imagens e automação inteligente,
agora estão lado a lado também fisicamente. É que neste ano as duas
deslocaram-se para o Parque Tecnológico Acate, em Florianópolis, e são
divididas apenas por uma sala de reuniões (em comum). O principal produto da
Segware - o Sigma - é um software de gestão para o segmento de segurança
eletrônica, mais especificamente para monitoramento de alarmes. O software permite
o acesso total às informações referentes ao monitoramento de dispositivos de
segurança e reúne dados técnicos, operacionais e administrativos. A solução
atua na forma de diversos módulos que permitem atender desde pequenas empresas
de segurança até grandes grupos, que chegam a ter 30 mil estabelecimentos
atendidos.
Atualmente no
país são 1.100 grupos de segurança privada usuárias da solução de monitoramento
de alarme, o que dá a Segware 70% do mercado nacional neste produto. Parte
destes clientes também são usuários dos sistemas e equipamentos desenvolvidos
pela Seventh, empresa fundada, assim como a Segware, em 2001 na capital
catarinense. A Seventh desenvolve soluções que envolvem software e hardware
para monitoramento de imagens e automação inteligente, com foco em segurança
patrimonial de residências e estabelecimentos comerciais e industriais.
Com tecnologia
100% nacional, as duas empresas atuam juntas em todas as regiões do país com
mais de 300 clientes, entre empresas de segurança e distribuidores de seus
produtos. A decisão de atuar em parceria também no espaço físico surgiu com o
aumento de demandas da solução conjunta oferecida pelas empresas. "Nossa
solução de monitoramento de alarmes é uma das mais abrangentes do mercado e
para manter esta competitividade nos aliamos a Seventh para oferecer em
conjunto o monitoramento de imagens, que dá agilidade para a empresa de
segurança. Se um dispositivo acusa alguma inconformidade, rapidamente é
possível buscar e verificar imagens, além de ativar ou desativar a energia
elétrica ou portas do local", explica Luiz Henrique Bonatti, diretor da
Segware.
O próximo
passo da parceria é integrar ainda mais os processos de vendas. "Hoje já
uma indicação mútua dos nossos clientes, que valorizam nossa parceria por ser
duas empresas nacionais, com soluções desenvolvidas aqui e com suporte local. A
partir do segundo semestre de 2010 esperamos buscar o mercado externo de forma
conjunta, com os sistemas localizados para atender às necessidades de países da
Europa e da América Latina, além dos Estados Unidos", garante Carlos
Schwochow, um dos diretores da Seventh, ao lado do irmão, Paulo. Santa Catarina
tem um dos principais pólos tecnológicos do país e agora ganha destaque como
centro de desenvolvimento de tecnologias voltadas para o segmento de segurança
privada - especialmente patrimonial, com o surgimento de uma vertical apoiada
pela Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia), em novembro.
A variedade de
soluções para este mercado tem tornado o Estado referência e um dos principais
fornecedores do país. No Brasil, só a demanda por sistemas eletrônicos de segurança
cresceu em 2008 cerca de 53%, chegando a R$ 3,26 bilhões, segundo dados
da Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança
(Abese). Fonte:
CURSOS
E TREINAMENTOS
A ABESE -
Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança conta
com o Centro de Capacitação Profissional (CCPA), com treinamento e laboratório,
auditório, biblioteca e o Balcão de Qualidade, um atendimento realizado por
consultores especializados.
http://www.abese.org.br
O SEBRAE/ES disponibiliza para o empresário uma carteira com mais de 30 títulos
de cursos e palestras abordando os mais variados temas e objetivos.
A Educação
Empresarial do SEBRAE é um instrumento para que os obstáculos encontrados sejam
superados com maior facilidade ampliando, consequentemente, o horizonte de
conhecimentos necessários nessa função. Av. Jerônimo Monteiro, 935, Ed.
Sebrae, Centro. Vitória/ES CEP: 29010-003 Tel.: 08005700800 - http://www.sebraees.com.br
Cursos:
Técnicas de
Vendas;
Marketing: Uma
Estratégia de Vendas;
Gerência de
Equipes de Vendas;
Gerência de
Rotinas e Procedimentos em Vendas;
Atendimento ao
Cliente;
Como Vender
mais e Melhor;
Iniciando um
Pequeno Grande Negócio (com carga horária de 30h); Empretec; Administração
Básica para Pequenas Empresas (carga horária de 20h); entre outros.
Ensino
à distância:
Conect
– Sebrae/ES - http://sebraees.webensino.com.br Iniciando um Pequeno Grande
Negócio (com
carga horária de 30h);
Aprender a
Empreender – SEBRAE/NA - http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite
Palestras
Gerenciais:
Inovação como
Estratégia Competitiva da MPE;
Programa
Próprio (série de palestras), Atendimento a Clientes;
Comece Certo –
Planejamento e Análise;
Determinação
do Capital de Giro;
Gerenciando o
Fluxo de Caixa com Eficiência;
Promoção de
vendas;
Entendendo
Custos, Despesas e Preço de Venda;
A Empresa e os
Novos Tempos;
Qualidade no
relacionamento ao cliente;
Como
Conquistar e Manter Clientes.
EVENTOS
O empreendedor
deve estar sempre em contato com as entidades e associações para obter informações
sobre os eventos que ocorrerão dentro da sua área (tipo, data, local de
realização).
Os eventos
como feiras, roda de negócios, congressos, etc., são muito importantes para o
empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos produtos
e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.
Onde
pesquisar: * União Brasileira de Feiras e Eventos -http://www.ubrafe.com.br *
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - http://www.mdic.gov.br/sitio/sistema/expofeira/calFeirasExposicoes/feiExposicoes_P.php
LEGISLAÇÃO
ESPECÍFICA - Cartilha do Fornecedor Capixaba - é um documento que dá as
diretrizes legais (direitos de deveres) que norteiam a relação cliente x
fornecedor. Está disponível para consulta na Biblioteca do SEBRAE/ES ou no
site:
http://www.procon.es.gov.br/download/Cartilha_Fornecedor_Capixasba.pdf
-
Simples
Federal:
para enquadrar essa atividade no SIMPLES Verifique junto com seu contador se ela está
de acordo com a definição de microempresa ou de empresa de pequeno
porte, bem como se não está inclusa em qualquer das vedações prevista na Lei
Complementar nº 123/2006 (Lei do Simples Nacional).
Essa atividade
exige o conhecimento de algumas leis:
- Lei nº.
8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor) – Alterada pela Lei nº 8.656/1993,
Lei nº
8.703/1993,
Lei nº 8.884/1994,
Lei nº
9.008/1995,
Lei nº
9.298/1996,
Lei nº
9.870/1999,
Lei nº
11.785/2008,
Lei nº
11.800/2008,
Lei nº
11.989/2009 e,
Lei nº
12.039/2009.
Lei
Municipal
nº. 6.080/2003 – Código de Posturas e Atividades Urbanas do Município de
Vitória - Altera os artigos nºs 20,27,43 e 67 da Lei nº 5.954/03 -Regulamentada
pelo Decreto nº 11.975/04. Ref.Proc. 5766168/03.
Lei nº
6412-05-acrescenta inciso IX ao § 2º.Alterada pelas Leis nºs 6679/06 e 6680/06.
Acrescentado inciso IX ao § 2º do Art. 99, pela Lei nº 7.063/07. Regulamentado
inciso III do Art. 194, pelo Decreto nº 13.853/08. Acrescentado artigos pela
Lei nº 7598/08. Acrescentado § 3º no Art. 43, pela Lei nº 7.768/09 - § 3º.
Na fixação de
nomes de bens públicos municipais deverá ser reservado um percentual de 50%
(cinquenta por cento), no mínimo, para o gênero feminino.”(NR) - Alterada
Redação do § 1] do Art. 19 pela Lei nº 7.775/09. Acrescentado Parágrafo único
ao Art. 27, pela Lei nº 7.842/09. Alterado o Parágrafo único do Art. 145 pela
Lei 7802.
- Lei nº.
9.017/95. Estabelece normas de controle e fiscalização sobre produtos e insumos
químicos e altera dispositivos da Lei nº. 7.102 de 20/06/83 (que dispõe sobre
segurança para estabelecimentos financeiros). Alterada pela Lei nº 11.718/2008.
- Decreto nº.
89.056/83, alterada pelo Decreto nº. 1.592/95. Estabelece sobre as atividades de
segurança privada desenvolvidas por empresas especializadas em prestação de
serviços. Alterado pelo Decreto nº 1.592/1995
- Portaria nº.
891/99. Institui e aprova o modelo da Carteira Nacional de Vigilante e
respectivo formulário de requerimento, estabelece normas e procedimentos para
sua concessão e dá outras providências.
REGISTRO
ESPECIAL
Para registrar
sua empresa você precisa de um contador. Profissional legalmente habilitado
para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá-lo na escolha da forma
jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários exigidos
pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas. Além disso, ele é
conhecedor da legislação tributária à qual está subordinada a nossa produção e
comercialização. Mas, na hora de escolher tal prestador de serviço, deve-se dar
preferência a profissionais qualificados, que tenha boa reputação no mercado e
melhor que seja indicado por alguém que já tenha estabelecido com ele uma
relação de trabalho.
Para legalizar
a empresa é necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas
inscrições:
- Você deve
procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua empresa de
vigilância para fazer a consulta de local;
- Registro na
Junta Comercial;
- Registro na
Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Registro na
Secretaria Estadual de Fazenda – Sefaz-ES;
- Registro na
Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
-
Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher
por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a
Contribuição Sindical Patronal);
-
Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social
- INSS”.
- Corpo de
Bombeiros Militar. Há a necessidade de Autorização para o funcionamento da
empresa especializada em vigilância, para isto existe na Polícia Federal, um
roteiro que eles fornecem, com todas as exigências, dentre algumas delas,
podemos citar:
- 1.
Requerimento dirigido ao Sr. Superintendente Regional - DPF, solicitando
vistoria nas instalações, análise e encaminhamento do processo à CCP/DPF.
* 1.1.
Comprovante de pagamento de taxa conforme FUNAPOL, com código de valor e
unidade arrecadadora.
- 2.
Requerimento dirigido ao Coordenador Central de Polícia do Departamento de
Polícia Federal, firmado pelo representante legal da empresa, contendo razão
social, CNPJ, endereço completo e telefone, solicitando autorização para
funcionamento como empresa especializada em vigilância, juntando os seguintes
documentos:
* 2.1. Cópia
dos atos constitutivos, registrados no cartório de registro de pessoas
jurídicas ou na junta comercial, contendo:
a) Razão
social, espelhando a atividade da empresa (vigilância);
b) Objetivo
social ("...a empresa destina-se à prestação de serviços de vigilância
armada e desarmada a estabelecimentos financeiros e a outros
estabelecimentos...", conforme preceitua o art. 30, inciso I, do Decreto
nº 89.056/83, com a nova redação dada pelo art. 1º do Decreto nº 1.592/95);
c) Capital inicial não inferior a cem mil UFIRs.
* 2.2.
Comprovantes de inscrição nos órgãos administrativos federais (CNPJ, INSS,
FGTS), estaduais e municipais.
* 2.3.
Documentos dos sócios e gerentes da empresa:
a) Carteira de
Identidade (cópia autenticada);
b) Cadastro de
Pessoa Física (CPF);
c) Certificado
de Reservista;
d) Título de
Eleitor.
* 2.4.
Certidões negativas de registros criminais expedidos pelos cartórios de
distribuição das varas criminais da justiça federal, estadual, militar federal,
militar estadual e eleitoral dos sócios, diretores, administradores e gerentes,
dentro do prazo de validade, comprovando a inexistência de condenação criminal
transitada em julgado, nos locais da federação onde mantenham residências e
pretendam constituir a empresa.
* 2.5.
Certidão Negativa quanto à Dívida Ativa da União.
* 2.6.
Memorial descritivo do uniforme dos vigilantes (art. 33, e seus parágrafos, e
art. 34 do Decreto nº 89.056/83), contendo:
a) Fotos
coloridas (10x15) de frente, de perfil e de costas de vigilante devidamente
fardado;
b) Amostra dos
tecidos a serem utilizados na confecção;
c) Das
especificações do uniforme deverá constar:
1) apito com
cordão;
2) emblema da
empresa;
3) plaqueta de
identificação (esta plaqueta terá validade de seis meses e conterá o nome do
vigilante, nº do registro do certificado do curso de formação do vigilante,
local e data da expedição do mesmo e fotografia tamanho 3 x 4 cm do vigilante.
Conterá, no verso, transcrição do art. 19 da Lei nº 7.102/83: “É assegurado ao
vigilante: porte funcional de arma, quando em serviço, e prisão especial por
ato decorrente do serviço.”, fator RH, grupo sanguíneo e assinatura do
vigilante.
* 2.7.
Comprovar, mediante certificado de propriedade ou contrato de locação, ter disponibilidade de, no mínimo, dois veículos, dotados de sistema de
comunicação.
- 3.
Instalações físicas, de uso e acesso exclusivos, separadas das demais onde o
grupo eventualmente exerça outras atividades, contendo, no mínimo, dependências
destinadas a:
* 3.1. Setor
administrativo.
* 3.2. Local
seguro e adequado à guarda de armas e de munições, com as seguintes
características:
- 3.2.1.
Construção em alvenaria, sob laje, com um único acesso;
- 3.2.2. Porta
de ferro ou de madeira (reforçada com grade de ferro), dotada de fechadura
especial;
- 3.2.3.
Extintor de incêndio próximo à porta de acesso;
- 3.2.4. Setor
operacional e plantão, dotado de sistema de rádio, devidamente autorizado pelo
Departamento Nacional de Fiscalização das Comunicações, para operar em frequência
exclusiva, permitindo comunicação com os veículos da empresa para fiscalizar de
forma permanente os postos de serviço.
- 4. Após a publicação da Portaria de Autorização
de Funcionamento, no D.O.U., a requerente deverá providenciar:
* Livros para
controle de armas e munições, com termo de abertura lavrado pelo responsável
pela empresa, com rubrica e numeração das respectivas folhas, e visto do
Presidente da Comissão de Vistoria.
- 5. A requerente poderá fazer,
concomitantemente com o pedido de Autorização de Funcionamento, pedido para
Aquisição de Armas e de Munições, em processo separado (taxa e códigos conforme
FUNAPOL), tomando por base o efetivo mínimo de 30 vigilantes. O pedido só
será deferido pelo Coordenador Central de Polícia/DPF após a comprovação da
contratação do efetivo.
OBSERVAÇÃO: As empresas de segurança
privada que desejam obter autorização para exercer a atividade de transporte de
valores, além das exigências descritas anteriormente, deverão atender as
seguintes obrigações: - Garagem exclusiva para, no mínimo, dois veículos
especiais destinados ao transporte de valores;
- Cofre-forte
para guarda de valores e numerários, com os dispositivos de segurança
necessários;
- Sistema de
alarme em perfeito funcionamento, conectado à unidade mais próxima da Polícia
Militar, Polícia Civil ou empresa de segurança privada que possua sistema de
segurança monitorado;
- Sistema de
telecomunicação próprio, que permita a comunicação entre seus veículos e a
central da empresa. Caso adote outro sistema de telecomunicação, a empresa
deverá comprovar a sua aquisição à Comissão de Vistoria/DPF.
O formulário
de requerimento da Carteira Nacional de Vigilante deverá ser dirigido ao Chefe
da Divisão de Controle de Segurança Privada, instruído com os seguintes
documentos:
- Carteira de
Identidade;
- Certificado
de conclusão do curso de formação e, se for o caso, comprovante de reciclagem
do vigilante;
- Carteira de
Trabalho, na parte que identifique o vigilante e comprove vínculo empregatício
com empresa especializada ou executante de serviços orgânicos de segurança
autorizada a funcionar pelo DPF;
- Guia
GAR-FUNAPOL autenticada mecanicamente, comprobatória do recolhimento da taxa de
10 UFIR'S;
- 01 (uma)
fotografia tamanho 2 x 2 cm, fundo branco, recente, de frente, colorida.
ENTIDADES
ABESE -
Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança - R.
Luis Góis, 690. Vila Mariana. São Paulo/SP. CEP: 04043-050 Tel.: (11) 5585 2677
- http://www.abese.org.br ABRABLIN
– Associação
Brasileira de Blindagem Rua Dr. Renato Paes de Barros, 714, Cj 42, 4º. Andar.
São Paulo/SP. Tel.: (11) 3167- 1746 - http://www.abrablin.com.br
INMETRO – Espírito Santo Av. Mal.
Mascarenhas de Moraes, 1635 Ilha de Monte Belo – Vitória/ES CEP: 29053-245
Tel.: (027) 3381-6677 / 6679 Fax: (027) 3222-0352 e-mail:
agencia@inmetro-es.gov.br - http://www.inmetro-es.gov.br
ABIEX
- Associação
Brasileira das Indústrias de Equipamentos Contra Incêndio e Cilindros de Alta
Pressão - Tel.: (011) 5572-5125 - E-mail: abiex@terra.com.br http://www.abiex-incendio.com.br
INOR - Instituto da Normalização na
Segurança, Saúde, Qualidade, Produtividade, Avaliações e Juízo Arbitral Av. Rio
Branco, 307 - Grupo 123 – Centro. São Paulo/SP. CEP: 01205-000. Tel.: (011)
3333-7218 - E-mail: faleconosco@inor.org.br - http://www.inor.org.br
ABNT - Associação Brasileira de
Normas Técnicas Av. Treze de Maio, 13 - 28º andar Rio de Janeiro/RJ. CEP:
20003-900 - Tel.: (21) 3974- 2300 Fax: (21) 3974-2347 - E-mail:
atendimento.rj@abnt.org.br http://www.abnt.org.br Departamento de Polícia Federal – Superintendência Regional do ES -
Rua Vale do Rio Doce, 01 - São Torquato. Vila Velha/ES CEP: 29116-670 Tel.:
(27) 3331-8000 - http://www.dpf.gov.br
SINDESP - Sindicato das Empresas de
Segurança Privada - Av. César Hilal, 323 – Bento Ferreira. Vitória/ES Tel.:
(27) 3325-5025 http://www.sindesp-es.com.br Ministério da Justiça Esplanada dos Ministérios - Bl. T - Ed. Sede.
Brasília/DF CEP: 70064-900 Tel.: (61) 2025-3587 - http://www.mj.gov.br
Cartório
de Registro Civil das Pessoas Jurídicas – Cartório Sarlo - Av. Nossa Senhora da Penha,
nº.549, Loja 01, Edf. Wilma. Santa Lúcia – Vitória/ES - CEP 29.056- 250 - Tel:
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Vitória -
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Central de Atendimento Empresarial É um sistema de atendimento que prevê a
simplificação, racionalização e padronização dos processos de abertura de
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Prefeitura de Vitória SEDEC – DCOPP
– Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Rua Vitória Nunes da Mota, 220, CIAC,
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Secretaria
da Receita Federal
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Corpo
de Bombeiros de Vitória
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Santo - CEP 29.050-555 - Tel.: (27) 3137-4471 - http://www.cb.es.gov.br
FORNECEDORES
E FABRICANTES
O SEBRAE/ES se
isenta de responsabilidades quanto à forma da atuação das empresas no mercado.
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Profissionais AVIP
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BIBLIOGRAFIA
- Tips. Como
montar uma empresa prestadora de serviços em segurança, 19/10/96.
- SEBRAE/CE.
Serviços de segurança. Fortaleza: Sebrae/CE, 1996. 37p.
- Aiub, George
Wilson. Plano de Negócios: Serviços./George Wilson Aiub, Nadir Andreolla,
Rogério Della Fávera Allegretti. 2.ed – porto Alegre :
SEBRAE, 2000. -
Segurança Eletrônica. Disponível em:
http://www.cipanet.com.br/ver_noticias.asp? art=437 . Acesso em 19 maio 2010. -
Empresas catarinenses atuam em conjunto para suprir demanda de segurança
eletrônica. Disponível em:
http://www.empreendedor.com.br/noticias/empresascatarinenses-atuam-em-conjunto-para-suprir-demanda-de-seguran%C3%A7-eletr%C3%
B4nica. Acesso em 19 maio 2010.
Oportunidades
de negócios é um material meramente informativo acerca dos empreendimentos
existentes no segmento correspondente ao seu título. Os dados apresentados são
extraídos de publicações técnicas e, em linhas gerais, não têm a pretensão de
ser um guia para a implementação dos respectivos negócios. É destinada apenas à
apresentação de um panorama da atividade ao futuro empresário, que poderá enriquecer
suas ideias com as informações apresentadas, mas carecerá de um estudo mais
detalhado e específico para a implementação do seu empreendimento. ÁREA
RESPONSÁVEL E DATA DE ATUALIZAÇÃO UAD – Unidade de Atendimento e
Desenvolvimento – SEBRAE/ES Data de atualização: maio de 2010
Segurança é
essencial tanto em residências quanto nas empresas, por isso as empresas
de segurança e vigilância são tão requisitadas em condomínios residenciais
e empresas.
Mercado
das empresas de segurança e vigilância
As notícias em
telejornais ou jornais não negam a onda de violência e roubos constantes ao
patrimônio particular, então as empresas de diversos ramos e setores têm
contratado os serviços de empresas de segurança e vigilância com
certa constância.
Concorrência
das empresas de segurança e vigilância
As empresas
de segurança e vigilância têm fortes concorrentes, pois existem empresas
que já fizeram o nome no mercado, assim as empresas novas devem trilhar esse
caminho que resulta no reconhecimento e na credibilidade e ainda na
confiabilidade dos serviços oferecidos.
Para
conquistar um espaço no mercado é necessário que as empresas de segurança
e vigilância possuam estrutura, profissionalismo e recursos necessários
para prestar um serviço confiável e de credibilidade.
Para ser
competitiva, a empresa deve combinar recursos para instalação de serviços que
sejam abrangentes e também de qualidade, sendo que as empresas de
segurança e vigilância devem respeitar o foco principal de suas atividades
e ainda contar com uma estrutura e recursos alocados que acompanhem a
estratégia da mesma.
Como
estratégia para concorrer no ramo e conquistar um espaço considerável no
mercado, recomenda-se a prática do benchmarking que proporcionará a
oportunidade de crescimento profissional com a adequação de processos de acordo
com as tendências de mercado para a qualidade, a fim de que os serviços sejam
alinhados ao que é praticado e requerido no mercado.
Estratégia
das empresas de segurança e vigilância
As empresas
de segurança e vigilância devem organizar seus serviços de acordo com as
necessidades sentidas no mercado que poderá abranger segurança residencial e
comercial.
Para isso,
antes de planejar quais serviços oferecer é importante que haja um estudo e
pesquisa de mercado identificando os nichos que representarão uma oportunidade
para as empresas de segurança e vigilância.
Estrutura
das empresas de segurança e vigilância
A empresa
deverá contar com escritório, recepção e setor de contabilidade e de pessoal,
além de uma sala para realização de palestras e treinamento.
Caso necessite
usar armas para realização de suas atividades é necessário que o porte seja
adquirido junto à Polícia Federal e como norma de segurança é necessário que o
porte das armas seja devolvido pelos vigilantes e seguranças após o expediente.
Equipamentos
das empresas de segurança e vigilância
As empresas
de segurança e vigilância necessitarão de certos equipamentos como: rádio
de comunicação, armas (caso o serviço requeira o porte de arma), uniformes
completos que inclui botas, bonés, tênis, calças e camisas, apito com cordão.
Para montagem
do escritório se faz necessário a compra de computadores e impressoras e
material de expediente.
Pessoal
das empresas de segurança e vigilância
A equipe de
trabalho essencial para contribuir com o sucesso da empresa são os seguranças.
O importante é
que os seguranças contratados sejam devidamente treinados e, além disso, a
equipe não pode ser formada esporadicamente. Os escolhidos devem ter mais de 21
anos de idade, altura de no mínimo 1,70 m.
Algumas
empresas estão exigindo o segundo grau completo como requisito de aprovação nos
processos seletivos, pois as atividades de segurança são atividades que exigem
julgamentos de valor e ainda raciocínio e questão ética, principalmente se for
o caso dos seguranças andarem armados.
Para
profissionais que prestarão serviços de vigilância não armada, os requisitos
não são tão exigentes, mas nos dois casos de seleção de pessoal, tanto para
seguranças quanto para vigilantes, se faz necessário o recrutamento e seleção
com testes psicológicos e ainda exames de aptidão física.
Serviços
oferecidos nas empresas de segurança e vigilância
As empresas
de segurança e vigilância prestam serviços de:
Vigilância e
segurança patrimonial – este é serviço é geralmente prestado para empresas
que são instituições financeiras ou ainda estabelecimentos que guardam valores
patrimoniais ou documentos importantes.
Garantia da
integridade física de pessoas – estes serviços são geralmente prestados
por empresas em condomínios residenciais ou prédios empresariais.
Realização do
transporte de valores ou garantia do transporte de qualquer outro tipo de carga
– este serviço é contratado por bancos ou empresas varejistas ou empresas
de ramos e setores que têm guardados uma grande quantia de valores em dinheiro
ou bens e que necessitam transportar essa quantia de valor.
Organização do
processo produtivo nas empresas de segurança e vigilância
As empresas
de segurança e vigilância deverão organizar cursos e treinamentos
especializados para capacitação de seu pessoal, até por motivos de reciclagem
dos conhecimentos práticos e teóricos.
Existem
diversas organizações que são referências no ramo da segurança e realizam
cursos e treinamentos para formação de seguranças e vigilantes.
Investimentos
das empresas de segurança e vigilância
A organização
realizará investimentos na adequação da estrutura para o processo produtivo,
então a empresa investirá em equipamentos como rádio, cassetetes, uniformes
para a equipe de segurança e vigilantes, equipamentos para o escritório,
coletes a prova de bala, etc.
Exigências
legais das empresas de segurança e vigilância
As empresas
de segurança e vigilância necessitam de autorização para diversas práticas
e atividades nas prestações de seus serviços.
A autorização
para transportes de valores, caso haja necessidade desse serviço pelas empresas
de segurança e vigilância, deve ser expedida pela Polícia Federal, bem como
outras autorizações.
A garagem de
veículos para transporte de bens deve ser exclusiva e os veículos devem possuir
cofre forte. É exigido também que todos os vigilantes das empresas de
segurança e vigilância tenham a Carteira Nacional de Vigilante, que
é também expedida pela Funapol.
Leia também:
Bem o que eu procurava sobre empreender com segurança eletrônica
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